terça-feira, 12 de julho de 2011

O Saloio e a Saloia

Saloias no filme "Aldeia da Roupa Branca" de 1939, onde entre outras actuou a mais famosa saloia portuguesa, Beatriz Costa (a da esquerda), a minha preferida!!!

Casal de Saloios



Os actores portugueses, Hermínia Silva e Vasco Santana, no papel de saloios, filme " O Ribatejo" de 1949



Fotos recolhida do livro "Trajes Regionais, gosto popular, cores e formas, da autoria de Cristina L. Duarte e editado pelo Clube Coleccionador dos Correios em Janeiro de 2007.



O Saloio

"Era o habitante dos arredores de Lisboa, muitas vezes horticultor, cujos produtos vendia à cidade.


A Saloia

Trabalhava em quintas, na lavoura ou como serviçal, ou era lavadeira , sendo estas as mais conhecidas por irem e virem de Lisboa, trazendo e levando as trouxas de roupa das freguesas." Transcrito do mesmo livro de Trajes Regionais.


Lembro-me perfeitamente de as ver com as suas trouxas de roupa lavada à chegada a Lisboa, subindo a Rua do Lumiar, algumas vezes em camionetas de carreira, nome que se dava antigamente aos actuais autocarros!!!

1 comentário:

Teresinha disse...

Olá Isabel
Obrigada pela visita e pelo lindo comentário.
Todas as coisas que fiz antigamente foram nas horas vagas do trabalho... agora que estou aposentada não tenho as mesmas forças... mas vou fazendo o que posso!
Já a estou a seguir para ver o que mostra nos seus blogues, coisas bonitas, algumas antigas, que eu muito aprecio.
Um beijo
Teresinha